Google+ Followers

Seguidores

sexta-feira, março 23, 2012

Dicas de Atividades de Habilidades para Autismo

Atividades da Habilidades Visuais

Pareamento deCores Primárias (vermelho, verde e amarelo)
 Pareamento de Cores
 Pareamento Cores
 Pareamento de formas geométricas
Pareamento de formas geométricas
 Pareamento de figuras
 Pareamento de formas geométricas
 Pareamento de figuras
 Discriminação Visual e Sequência
 Discriminação Visual e Sequência
 Discriminação Visual
 
Pareamento por tamanhos (grande/médio e pequeno)


 Pareamento de cores diferentes.
 Pareamento de formas e figuras diferentes.
Pareamento de tamanhos diferentes.
 Pareamento de letras
Pareamento e Sequência de cores.

 Pareamento de cores e formas e Sequência Visual. (Apoio da imagem visual)
 Sequência  Visual de Cores (apoio da imagem visual)
 Pareamento de Cores (Potinhos e Objetos coloridos)
Pareamento de Cores (Pregador de roupa com as cores e cartelas)
 Pareamento de 2 cores primárias diferentes
 Pareamento de Gravuras de Frutas e Frutinhas
 Pareamento de Gravuras de animais e os animais.
Sequência dos números. Os números com a associação de quantidades.




Deslizar as bolas vermelhas até abertura, seguindo as faixas.






Passar o laço nos ganchos seguindo o caminho das setas






Colocar os pompons dentro de cada recipiente e depois fechar com a tampa.






Puxar as gominhas coloridas entre dois pauzinhos.




Encaixe das peças de legos de acordo com a sequência visual (Exemplo: azul- vermelho e amarelo)

.
  O processo de aprendizado buscando a compreensão, a organização e a independência. A criança trabalha num ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e trabalhos baseados em figuras e instruções claras.


 Pareamento de formas geométricas e encaixe das peças.




 Pareamento de Cores e Sequência Visual e alinhavo das bolas coloridas.



Pareamento de Cores




Pareamento de Números


Mosaico
Motricidade Fina
Alinhavo nos botões de formas diferentes.Apoio da imagem visual da outra figura idêntica. Pareamento de figuras e alinhavo (trabalha coordenação motora fina).




Alinhavo
 Apoio da imagem visual para depois.....
 ...fazer o alinhavo.
 Apoio da imagem visual através do durex vermelho e depois....
...colocar o pregador de roupa vermelho em cima do durex vermelho.
Fonte:  Materiais do site Autism Learn  www.autismlearn101.com

3 comentários:

  1. Olá!!!
    Primeiro quero agradecer pela grande demonstração de amor ao próximo,ao fazer este blog. Eu sou mãe de uma menina linda chamada Gabriela que foi diagnosticada com AUTISMO. Estou buscandoo recursos pra desenvolver um trabalho de estimulação da linguagem com ela. minha cidade é pequena e tenho dificuldades financeiras pra buscar recursos em outro lugar.... Estou lendo muito, tenho o apoio do Neuropediatra, da fono, e do psicólogo. Meu marido e eu confeccionamos a maioria do material que vcs apresentaram aqui. Por isso estou grata a vcs!!! E peço autorização para tirrar fotos da minha filha ao jogar e aprender com o material de vcs. Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Deise, fique a vontade, muito honrada por você compartilhar tudo, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá! sou formada em filosofia (1986) e fiz uma especialização em Psicopedagogia em 2007/2008. Em 2009 comecei a atender crianças, mas logo percebi que precisava estudar muito. Fiz dois cursos no CEFAC e estou cursando pedagogia (2 anos e meio). O curso é de 4 anos. Estou atendendo uma criança com a hipótese de autismo com 7 anos, não esta alfabetizada, estou tendo dificuldades, tenho buscado toda ajuda possível até porque tenho que esperar que esse diagnóstico seja fechado por um profissional da psicologia. Achei muito interessante esse material. Bom eu agradeço por disponibilizarem esse capricho de trabalho. Se por acaso tiverem alguma coisa para me dizer receberei com gratidão. Abraços. Parabéns!!

    ResponderExcluir